Só mesmo a natureza para produzir imagens tão belas, como o Desnível dos Rios. Neste local é possível observar o balé dos rios, que correm lado-a-lado. É mais uma das atrações escondidas neste paraíso natural. Aqui, os rios Divisa e Silveira transportam suas águas juntos, com uma diferença de 18 metros de altura. Após fortes chuvas as águas de um dos rios transbordam e chegam ao outro leito em forma de corredeiras.
O lugar ainda oferece aos visitantes uma das mais belas vistas dos Campos de Cima da Serra. A caminhada é fácil e tem como ponto de partida a Pousada Fazenda Potreirinhos.
Este é o ponto mais alto do Rio Grande do Sul. O pico, com 1.403 metros, fica na borda do Cânion Monte Negro, a 45 km do centro da cidade, com acesso pela estrada municipal Silveira e passando por dentro de uma fazenda. O lugar é deslumbrante! É possível chegar de carro bem perto, o que facilita a caminhada. Para os aventureiros de plantão este é um verdadeiro tesouro. Há inúmeros locais para serem explorados e para se tirar fotos lindas.
É possível caminhar pela borda dos paredões. Algumas pousadas-fazendas próximas realizam cavalgadas nos cânions. O acesso ao ponto mais alto exige preparo físico. É necessário estar munido de água e ótimo fôlego. A subida íngreme e a altitude exigem muito do aventureiro. Mas, a vista recompensa. Do alto é possível ver as fendas dos cânions e a sensação do chão ter rachado.
Rios, cachoeiras e clima de aventura. Quem busca isso vai adorar esta trilha, que tem 5 horas de caminhada. É difícil descrever as maravilhas encontradas neste caminho, mas sem dúvida, a mais esperada é a seqüência de quedas d´água formada pelas cachoeiras do Bandeira e do Juvenal, famosas por terem servido de cenário para a minissérie da TV Globo, “A Casa das Sete Mulheres”.